Técnica de Pomodoro: Como ser mais produtivo e ter mais tempo livre.

 

CRaposo.027-Pomodoro_20140529-02

Frequentemente vejo pessoas reclamando que não possuem tempo para fazer as coisas que gostam, inclusive eu. Porém consegui ter mais tempo livre e ser mais produtivo no meu trabalho depois que comecei a utilizar a Técnica do Pomodoro.

Com origem na Itália, a Técnica do Pomodoro é utilizada para gerenciar e aumentar a sua produtividade, baseada na ideia de que pequenas pausas durante o seu trabalho podem aumentar a sua agilidade mental.

Para utilizarmos a Técnica do Pomodoro, precisaremos de um timer. Aconselho o uso de um timer digital, o Tomato-Timer.

A técnica consiste basicamente em dividirmos o nosso tempo em pequenos blocos de 25 minutos, os chamados “Pomodoros”. Durante esses blocos, devemos trabalhar nas nossas tarefas com foco total, evitando todo e qualquer tipo de distração. Caso o nosso Pomodoro seja interrompido, devemos começar novamente.

Ao término de um Pomodoro, fazemos uma pausa de 5 minutos, para descansar e fazer o que quisermos, seja andar pelo escritório, navegar no facebook, jogar video game, etc. Quando os 5 minutos de pausa terminarem, devemos começar um novo Pomodoro, e então seguir esse ciclo. Ao término de 4 Pomodoros, fazemos uma pausa mais longa, de 10 a 15 minutos.

Por estarmos concentrados para fazer uma tarefa em um tempo determinado, acabamos nos forçando a ter um foco maior, sendo mais produtivos. Além de termos nossas pausas e mais tempo livre para fazermos aquilo que gostamos.

Uma dica importante é fazer o registro das suas atividades, dessa forma a gente consegue saber quanto tempo levamos para realizar uma determinada tarefa.